GanttProject


GanttProject

GanttProject

E aqui vamos nós com o primeiro review de ferramentas para Gerenciamento de Projetos. A ferramenta que vou apresentar para vocês é uma opção software livre e código aberto ao MSProject, o Gantt Project.

Em sua versão 2.0.7, o Gantt Project está disponível para as principais plataformas comerciais, bem como para o Linux. A versão usada para este review é a disponibilizada para o MS Windows. O instalador não passa de 9Mbs, e o programa em si não ocupa mais de 15Mbs do seu disco rígido. Comparando com o concorrente da Microsoft, o GanttProject é mais econômico em todos os aspectos, dispondo-se a oferecer os recursos mais usados do MS Project, cujo apenas 20% das funções são utilizadas pela maioria das pessoas, segundo os autores. O GanttProject suporta os arquivos .gan e .xml, podendo Exportar e Importar dados de arquivos .mpp do MS Project.

No quesito portabilidade, importar um modelo do GanttProject para o MS Project 2007 foi possível sem perda de dados, porém o MS Project relatou alguns erros.

Leve e de rápida inicialização, o programa abre com uma dica a respeito de suas funcionalidades. A tela inicial é muito similar à do MS Project. Ele possui um Assistente de Projetos que roda assim que pedimos um novo projeto (Projeto > Novo). Em 3 passos, você informa ao programa as características principais do seu projeto. Um detalhe aqui é que no 3º passo, ele pergunta qual o calendário que deve ser usado, levando em consideração os feriados e finais de semana.

Em Configurações, pode-se adicionar as funções que cada membro do time desempenhará. Entretanto, na aplicação que utilizamos para este review, a janela de Configurações estava desconfigurada, e muito da opção Gráfico de Gantt não pode ser lido. Isso pôde ser contornado acessando a mesma janela com um right-click sobre o gráfico (Opções de Gráfico).

A construção do gráfico, bem como da lista de atividades é bem fácil, entretanto o programa é meio teimoso quanto as datas de início/fim das mesmas, podendo ser um pouco complicado lidar com finais de semana no GanttProject.

Com o botão de rolagem do mouse, pode-se alterar a forma de exibição do tempo no gráfico, exibindo simplesmente os meses na qual a tarefa se encontra até um nível maior de detalhamento, com a semana e o dia em que elas ocorrem.

Para projetos que precisam ser gerenciados remotamente o GanttProject traz duas funções interessantes. A primeira é a possibilidade de salvar e carregar o arquivo diretamente de um servidor (Projetos > Servidor Web). Com suporte a login e senha, o programa permite acesso seguro a informações do projeto de qualquer lugar. A outra funcionalidade, é a simples chamada do cliente de email padrão com um click do mouse, agilizando a comunicação com os membros do time.

Além disso, o GanttProject também traz funções nativas de Caminho Crítico e de Gráfico PERT, muito úteis para o gerenciamento de cronogramas e prazos de um projeto. Pessoalmente, eu acho que ainda cabe um pouco de polimento e ambas, mas é bom saber que estão lá.

Em resumo, o GanttProject ainda não substituirá o MS Project como ferramenta mais usada, porém é uma opção de qualidade e custo zero. Existe muito espaço para melhoria e muitas funções a serem adicionadas (Corrente Crítica? Scrum?). Fechamos este review com um modelo de planejamento feito no GanttProjet. A template é exatamente o planejamento deste Review, usando a maior quantidade possível de funções do GanttProject: Review.gan.

Até a próxima!

Info
Versão: 2.0.7
Tamanho: 15MB
Fabricante: GanttPorject.org
Licença: Freeware
Plataformas: MS Windows, Mac OSX, Linux
Valor: R$ 0,00
Site: http://ganttproject.biz/

Score
Funções: 3
Facilidade: 4
Custo X Benefício: 4

Anúncios

Sobre Diego Nei

Soteropolitano de capricórnio, Bacharel em Relações Internacionais pelo Centro Universitário Jorge Amado, estou atualmente cursando um MBA em Gerenciamento de Projetos. Gosto de escrever e de tocar violão. Acho que através do Gerenciamento de Projetos temos uma oportunidade de rever como as coisas são feitas e achar uma forma de atingir objetivos. Quem sabe se tivéssemos mais gerentes de projetos em Brasília a história não fosse diferente? Sou membro do PMI desde 2008, filiado ao Capítulo Bahia. Me interesso por projetos de desenvolvimento social, Corrente Crítica e Lean Six Sigma como garantia de qualidade em processos.
Esse post foi publicado em Reviews e marcado , , , , , , , , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s