Resposta PMP II


O RISCO DE NÃO ATINGIR OS OBJETIVOS E A QUALIDADE DO PROJETO…

a) pode ser minimizado através de um monitoramento contínuo
b) é considerado um risco de longo prazo
c) será refletido no uso cotidiano do produto/serviço
d) B e C
e) todas acima

Resposta Correta: todas acima. A não-adequação final do projeto aos requisitos de qualidade é sim um risco de longo prazo, pois estes costumam ser os mais sacrificados perto do final do projeto quando problemas ocorrem (estouros de Custo e/ou Prazo), e também por que o aval do cliente só vem com o termino do projeto e a apresentação final de seus Deliverables, que pode ou não ser o que o cliente esperava/necessitava. Um deliverable que não atende as necessidades do cliente tenderá a causar problemas aos seus processos, demandar retrabalho, atender com eficiência reduzida ao problema a que se dispõe a resolver e/ou até mesmo jamais ser implementado. A melhor forma de se evitar este tipo de situação é monitorar de perto os parâmetros de qualidade do projeto com uma periodicidade regular e não muito entendida, comparando o que está sendo feito com os indicadores/requisitos/objetivos/scopo do projeto e, se possível, recebendo a aprovação do cliente (e ou demais stakeholders necessários) para garantir que a qualidade esteja assegurada.

Lembre-se que as respostas para a certificação devem ser escolhidas sempre pensando na melhor resposta possível.

Deliverables: São as entregas das atividades descritas na EAP (Estrutura Analítica do Projeto) e/ou os resultados das etapas do ciclo de vida do projeto. Deliveries podem ser desde documentos, serviços ou até produtos. Por exemplo: o principal deliverable da fase de Planejamento é o Plano de Gerenciamento do Projeto. Enquanto o deliverable de um projeto de imobiliário pode ser um prédio ou sua planta.

Stakeholders: Stakeholders são as partes interessadas envolvidas de forma direta ou indireta com o projeto. Alguns exemplos de stakeholders são o cliente, o patrocinador do projeto, o gerente do projeto, o time do projeto, a sociedade civil, o governo, a empresa concorrente, uma ONG, ou qualquer outro indivíduo/organização cujos interesses venham a cruzar com o projeto.

Anúncios

Sobre Diego Nei

Soteropolitano de capricórnio, Bacharel em Relações Internacionais pelo Centro Universitário Jorge Amado, estou atualmente cursando um MBA em Gerenciamento de Projetos. Gosto de escrever e de tocar violão. Acho que através do Gerenciamento de Projetos temos uma oportunidade de rever como as coisas são feitas e achar uma forma de atingir objetivos. Quem sabe se tivéssemos mais gerentes de projetos em Brasília a história não fosse diferente? Sou membro do PMI desde 2008, filiado ao Capítulo Bahia. Me interesso por projetos de desenvolvimento social, Corrente Crítica e Lean Six Sigma como garantia de qualidade em processos.
Esse post foi publicado em Respostas e marcado , , , , , , , , , . Guardar link permanente.

Uma resposta para Resposta PMP II

  1. alex de oliveira santos disse:

    muito bom nos deixa sabido de como iniciar um projeto

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s