5 de Novembro, Dia Internacional do Gerenciamento de Projetos


Este é o SEU dia!

Este é o SEU dia!

Hoje, 5 de Novembro de 2008, é comemorado internacionalmente, o Dia do Gerenciamento de Projetos (IPMD). Em várias empresas ao redor do globo, o Gerenciamento de Projetos passou de uma ferramenta da moda para um fator diferencial até chegar a sua posição atual: um elemento decisório fundamental para o sucesso de um empreendimento. Com tempo e suor, os gerentes de projetos e seus times foram se consolidando como uma peça de valor nas empresas e, entretanto, e muitos lugares ainda não se sabe sequer o que um gerente de projetos faz ao certo.

Existem até desgarrados, gerentes de projetos que nem ao menos sabe de sua real função para a empresa.Para ajudar a divulgar a função, bem como valorizar as pessoas que despendem tanto de seu tempo e esforço para tornar projetos em realidade, foi instituído o 6 de Novembro como data oficial para celebrar a função e toda a sua glória (e infortúnios). No site International Project Management Day, Frank P. Saladis PMP comenta sobre sua história e concepção e lança alguns pensamentos interessantes. Aqui vai uma tradução do “SOW” do projeto.

“Objetivo do Projeto: Aumentar a visibilidade do valor do gerenciamento de projetos dentro das grandes empresas, governos, pequenos negócios, comunidades sociais e promover o gerenciamento de projetos como uma profissão real e uma fator chave numa estratégia de negócios. Isto inclui, mas não limita: construção civil e privada, tecnologia da informação, entretenimento, governo, aeronáutica, saúde, ecologia, terceiro setor, recuperação de desastres, desenvolvimento comunitário e projetos de qualidade de vida.”

“Entregas do Projeto: Eventos locais executados por organizações que querem reconhecer a contribuição dos seus gerentes de projetos e seus times. Eventos sugeridos: reuniões internacionais, apresentações sobre o valor do gerenciamento de projetos, cafés da manhã em reconhecimento dos mesmos, almoços ou recepções e honra dos times de projeto, reconhecimento governacional, eventos coordenados com associações de Gerenciamento de Projetos (PMI, IPMA, AIPM, etc) ou reconhecimento em um evento de gerenciamento de projetos previamente estipulado.”
“Meta: Reconhecimento global dos muitos gerentes de times de projetos nas diversas indústrias, incluindo organizações sem fins lucrativos e de saúde, que contribuem com sua energia, criatividade, tempo e capacidade inovativa por horas incontáveis para entregar produtos, serviços, instalações e prover soluções de emergência e recuperação de desastres em cada cidade ao redor do mundo.”

Eventos de todo tipo costumam marcar esta data, entre em contato com o capítulo mais próximo do PMI e veja o que eles aprontaram para hoje!Então, feliz IPMD para todos e até a próxima!!

Leia mais em:
http://www.internationalpmday.org/

Anúncios

Sobre Diego Nei

Soteropolitano de capricórnio, Bacharel em Relações Internacionais pelo Centro Universitário Jorge Amado, estou atualmente cursando um MBA em Gerenciamento de Projetos. Gosto de escrever e de tocar violão. Acho que através do Gerenciamento de Projetos temos uma oportunidade de rever como as coisas são feitas e achar uma forma de atingir objetivos. Quem sabe se tivéssemos mais gerentes de projetos em Brasília a história não fosse diferente? Sou membro do PMI desde 2008, filiado ao Capítulo Bahia. Me interesso por projetos de desenvolvimento social, Corrente Crítica e Lean Six Sigma como garantia de qualidade em processos.
Esse post foi publicado em Notificações e marcado , , , , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s