Resposta PMP IV


Um projeto pode ser melhor definido como:

a) uma serie de atividade não relacionadas desenhadas para atingir um ou mais objetivos;
b) um esforço coordenado de atividades relacionadas desenhadas para atingir uma meta sem um final determinado;
c) tividades com tempo determinado que devem ser realizadas em menos de um ano e que consomem recursos materiais e humanos;
d) qualquer empreendimento com duração definida, objetivos claros, que consuma tanto recursos humanos quanto materiais dentro de uma serie de restrições;
todas acima;

Resposta Correta: qualquer empreendimento com duração definida, objetivos claros, que consuma tanto recursos humanos quanto materiais dentro de uma serie de restrições.

Está na página 5 do PMBOK. “Um projeto é um esforço temporário empreendido para criar um produto, serviço ou resultado exclusivo.” As características que definem um projeto como tal são: Temporariedade – o projeto deve ter início, meio e fim; Exclusividade – o resultado, objetivo ou entrega do projeto deve ser único em seu sentido de singularidade; Progressivo – os projetos são desenvolvidos de acordo com as tarefas necessárias para se atingir o objetivo, de forma que o caminho a ser trilhado seja primeiramente pavimentado, permitindo que se alcance a meta estabelecida.

A primeira resposta não pode ser um projeto por que vai de encontro com as características Progressiva e de Exclusividade de um projeto. A segunda também não está correta por não levar e consideração o caráter Temporário de um projeto. Tal situação se aplicaria perfeitamente em uma atividade funcional ou em um programa.

Lembre-se que as respostas para a certificação devem ser escolhidas sempre pensando na melhor resposta possível.

Anúncios

Sobre Diego Nei

Soteropolitano de capricórnio, Bacharel em Relações Internacionais pelo Centro Universitário Jorge Amado, estou atualmente cursando um MBA em Gerenciamento de Projetos. Gosto de escrever e de tocar violão. Acho que através do Gerenciamento de Projetos temos uma oportunidade de rever como as coisas são feitas e achar uma forma de atingir objetivos. Quem sabe se tivéssemos mais gerentes de projetos em Brasília a história não fosse diferente? Sou membro do PMI desde 2008, filiado ao Capítulo Bahia. Me interesso por projetos de desenvolvimento social, Corrente Crítica e Lean Six Sigma como garantia de qualidade em processos.
Esse post foi publicado em Respostas e marcado , , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s