Resposta PMP VIII


O custo de um projeto é de R$100 mil. Ao quantificar os riscos para a reserva de contingência você descobre que o Risco A tem 10% de chance e impacto de R$10 mil e o risco B tem 20% de chance e impacto de $15 mil. Qual das afirmativas está errada?

a) “Reserva de contingência = R$ 4.000,00”
b) “A reserva de contingência será administrada apenas para uso dos riscos, quando necessário.”
c) “O Custo do projeto permanece inalterado.”
d) “O custo do projeto foi alterado para R$ 104.000,00”

Resposta Correta (ou deveria dizer, errada…): “O Custo do projeto permanece inalterado”.

Para se chegar ao valor da Reserva de contingência, multiplique o custo do risco pelo impacto do mesmo, no caso de vários riscos como no exemplo acima, some os resultados. Sendo assim, o valor de 4.000,00 está correto:

RC = (10.000,00 * 0.10) + (20.000,00 * 0.15)
RC = 1.000,00 + 3.000,00
RC = 4.000,00

Reservas de contingência não não fazem parte da linha de base dos custos do projeto, mas estão incluídas no orçamento do projeto, logo alteraram o custo total do projeto. Entretanto, a Reserva de contingência só deve ser utilizada caso algo saia do controle, devido à ocorrência de um dos riscos do projeto (identificado ou não).

Reserva de Contingência: “[…] são custos estimados que devem ser usados a critério do gerente de projetos para lidar com eventos antecipados mas não garantidos. Esses eventos são “desconhecidos conhecidos” e fazem parte do escopo do projeto e das linhas de base dos custos.” (pg. 166). […]são provisões para mudanças não planejadas mas potencialmente necessárias. Essas mudanças podem resultar de riscos identificados no registro de riscos As reservas para contingências de gerenciamento são orçamentos reservados para mudanças não planejadas mas potencialmente necessárias no escopo e nos custos do projeto. Elas são “desconhecidas desconhecidas” e o gerente de projetos deve obter aprovação antes de comprometer ou gastar essa reserva. As reservas para contingências de gerenciamento não fazem parte da linha de base dos custos do projeto, mas estão incluídas no orçamento do projeto. Elas não são distribuídas como um orçamento e, portanto, não fazem parte dos cálculos do valor agregado.” (pg. 169) Fonte: PMBOK Terceira Edição.

Lembre-se que as respostas para a certificação devem ser escolhidas sempre pensando na melhor resposta possível.

Obrigado à Rodrigo Mesquita, PMP e Eduardo Guimarães, PMP pela ajuda com esta questão.

Lembre-se que as respostas para a certificação devem ser escolhidas sempre pensando na melhor resposta possível.

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Sobre Diego Nei

Soteropolitano de capricórnio, Bacharel em Relações Internacionais pelo Centro Universitário Jorge Amado, estou atualmente cursando um MBA em Gerenciamento de Projetos. Gosto de escrever e de tocar violão. Acho que através do Gerenciamento de Projetos temos uma oportunidade de rever como as coisas são feitas e achar uma forma de atingir objetivos. Quem sabe se tivéssemos mais gerentes de projetos em Brasília a história não fosse diferente? Sou membro do PMI desde 2008, filiado ao Capítulo Bahia. Me interesso por projetos de desenvolvimento social, Corrente Crítica e Lean Six Sigma como garantia de qualidade em processos.
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