Resposta PMP XI


Você foi recentemente contratado como gerente de projeto de um grande projeto de telecomunicações. Este projeto de um ano de duração está 50% concluído. O time de projeto consiste de 5 vendedores e 20 colaboradores. Você quer entender quem é responsável por fazer que atividades do projeto. Onde você deve encontrar esta informação?

Matriz de responsabilidades
Histograma de recursos
Gantt Chart
Organograma do projeto

Resposta Correta: Matriz de responsabilidades. Um Histograma de Recursos ilustra o número de horas em que uma pessoa, um departamento ou toda a equipe do projeto será necessária a cada semana ou mês durante o projeto, permitindo determinar se a alocação dos mesmos é eficiente ou se existe necessidade de um Nivelamento de Recursos; o Organograma do Projeto é apenas uma representação gráfica das relações hierárquicas daqueles envolvidos com o projeto; o Gráfico de Gantt mostra as relações de dependência entre as atividades do projeto e, dependendo do software/técnica utilizada, pode mostrar os recursos alocados nas mesmas, mas não os responsáveis por elas, que podem ser uma outra pessoa que não o executor direto.

Matriz de Resposabilidades: “Uma matriz de responsabilidades (MR) é usada para ilustrar as conexões entre um trabalho que precisa ser realizado e membros da equipe do projeto. Em projetos maiores, é possível desenvolver as MRs em vários níveis. Por exemplo, uma MR de alto nível pode definir os grupos ou unidades da equipe do projeto responsáveis pelos componentes da EAP, enquanto MRs de nível mais baixo são usadas dentro do grupo para atribuir funções, responsabilidades e níveis de autoridade para atividades específicas. O formato matricial, às vezes chamado de tabela, permite visualizar todas as atividades associadas a uma pessoa ou todas as pessoas associadas a uma atividade.” PMBoK, Pg. 206. Em resumo, a matriz de responsabilidade mostra quem é o responsável pelo que no decorrer de um projeto e a quem estas pessoas tem de se reportar.

O Nivelamento de Recursos é uma técnica de análise de rede do cronograma aplicada a um modelo de cronograma que já foi analisado pelo método do caminho crítico. O nivelamento de recursos é usado para abordar as atividades do cronograma que precisam ser realizadas para atender às datas de entrega especificadas, para abordar situações em que recursos necessários críticos ou compartilhados estão disponíveis somente em determinados períodos ou em quantidades limitadas ou para manter a utilização de recursos selecionados em um nível constante durante períodos de tempo específicos do trabalho do projeto. Lembre-se que as respostas para a certificação devem ser escolhidas sempre pensando na melhor resposta possível.

Anúncios

Sobre Diego Nei

Soteropolitano de capricórnio, Bacharel em Relações Internacionais pelo Centro Universitário Jorge Amado, estou atualmente cursando um MBA em Gerenciamento de Projetos. Gosto de escrever e de tocar violão. Acho que através do Gerenciamento de Projetos temos uma oportunidade de rever como as coisas são feitas e achar uma forma de atingir objetivos. Quem sabe se tivéssemos mais gerentes de projetos em Brasília a história não fosse diferente? Sou membro do PMI desde 2008, filiado ao Capítulo Bahia. Me interesso por projetos de desenvolvimento social, Corrente Crítica e Lean Six Sigma como garantia de qualidade em processos.
Esse post foi publicado em Respostas e marcado , , , , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s