Resposta PMP XIII


Resposta Correta: identificação dos riscos do projeto.Existem quatro estratégias possíveis para se lidar com riscos (riscos negativos, que podem causar problemas ao projeto): Eliminar, Aceitar, Transferir e Mitigar. O PMBoK 3ª Edição estabelece que mitigar um risco é “a redução da probabilidade e/ou impacto de um evento de risco adverso até um limite aceitável.” Assim sendo, desenvolver sistemas que melhorem os processos e evitem problemas, defeitos, etc., seria mitigar riscos. Desenvolver um plano de alternativas, onde cursos alternativos de ação são expostos no caso de um problema acontecer, evitando assim desperdício de tempo, também é mitigar o risco.Um plano de contingência, e a respectiva Reserva de Contingência, evitariam problemas com orçamento (necessariamente a falta de recursos financeiros para a execução das tarefas). Um seguro seria necessariamente uma Transferência de Risco. Adquirindo um seguro você está não apenas se antecipando à possibilidade do risco ocorrer e reduzido o impacto do mesmo sobre o projeto mas quem tem que se preocupar com o problema é a seguradora irá arcar com o custo ou com a solução (neste caso, o seguro também poderia ser uma clausula num contrato). A simples identificação dos riscos por si  não faz nada pelo projeto.

Lembre-se que as respostas para a certificação devem ser escolhidas sempre pensando na melhor resposta possível.

Anúncios

Sobre Diego Nei

Soteropolitano de capricórnio, Bacharel em Relações Internacionais pelo Centro Universitário Jorge Amado, estou atualmente cursando um MBA em Gerenciamento de Projetos. Gosto de escrever e de tocar violão. Acho que através do Gerenciamento de Projetos temos uma oportunidade de rever como as coisas são feitas e achar uma forma de atingir objetivos. Quem sabe se tivéssemos mais gerentes de projetos em Brasília a história não fosse diferente? Sou membro do PMI desde 2008, filiado ao Capítulo Bahia. Me interesso por projetos de desenvolvimento social, Corrente Crítica e Lean Six Sigma como garantia de qualidade em processos.
Esse post foi publicado em Respostas e marcado , , , , , , , , . Guardar link permanente.

2 respostas para Resposta PMP XIII

  1. Mauricio Macias disse:

    Diego,

    Apesar de concordar que dentre as opções, a melhor seria “identificação dos riscos”, discordo um pouco da pergunta elaborada.

    Respostas possiveis para ameaças são:Evitar/Elimiar/Previnir;Transferir;Mitigar;Aceitar Passivamente ou Ativamente.

    Como refere-se a mitigar, apenas a 1a. e a 4a. opção são mitigar. a 2a. é Transferir. a 3a. Plano de contigência, apenas para os riscos aceitos ativamente que alimentam a reserva de contingência. Não concordo muito com sua justificativa de que ao transferir, vc também está mitigando. Apesar de ambas diminuirem o impacto do risco no projeto, são respostas a risco distintas.

    • Caro Maurício,

      Muito obrigado por ler o Papo GP e obrigado pelo seu comentário! Sua opinião é muito importante e ajuda a desenvolver o conhecimento de todos!

      Eu concordo que a pergunta poderia estar melhor apresentada, mas com a mudança de plataforma do Blogspot para o WordPress, veio também uma restrição: a quantidade de caracteres no título da pergunta. Farei o possível para que este problema não se repita e os enunciados sejam os mais claros possíveis.

      Obrigado pela sua participação e volte sempre!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s