Resposta PMP XIV


Resposta Correta: Diagrama Espinha de Peixe.O Diagrama de Pareto, ou Gráfico de Pareto, é um tipo específico de histograma, ordenado por frequência e ocorrência. Mostra quantos defeitos foram gerados por tipo ou categoria de causa identificada. Sendo assim, o Gráfico de Pareto lida com o resultado ou efeito do problema uma vez que ele tenha ocorrido e sido identificado.A Análise de Tendências examina o desempenho do projeto através do tempo para determinar se o mesmo está melhorando ou piorando. Logo, pode ser utilizada para perceber o desenvolvimento geral do projeto e identificar se este está indo da forma esperada ou apresentando problemas, mas não poderia apontar as causas do desvio no desempenho.Uma vez que o Gerente de Projetos identifique que existe um problema de convivência ou uma divergência de opiniões entre os membros do time ou alguma outra parte interessada no projeto, as Técnicas de Resolução de Conflitos podem e devem ser utilizadas para sanar o problema, mas por si, não identificam os problemas de um projeto.São uma ferramenta para solução, não para analise. Sobra portanto, o Diagrama Espinha de Peixe, também chamado de Diagrama de Cause e Efeito ou Diagrama de Ishikawa que ilustram como diversos fatores podem estar ligados a problemas ou efeitos potenciais, são usados para identificar causas de riscos. Assim, perguntando “Como?” e “Por quê?”, o diagrama pode ajudar o Gerente de Projetos a apontar as principais razões para que os problemas ocorrem, como ilustrado na figura abaixo:

Diagrama Ishikawa, Espinha de Pixe

Lembre-se que as respostas para a certificação devem ser escolhidas sempre pensando na melhor resposta possível. Esta resposta está em conformidade com o material apresentado no PMBoK 4ª Edição.

Peço desculpas a todos, mas estou tendo problemas sérios com o OI Velox. Estou sem Internet em casa já há alguns dias e previsão de concerto só para 31/06/09. Viva as operadoras e seu respeito ao consumidor…

Anúncios

Sobre Diego Nei

Soteropolitano de capricórnio, Bacharel em Relações Internacionais pelo Centro Universitário Jorge Amado, estou atualmente cursando um MBA em Gerenciamento de Projetos. Gosto de escrever e de tocar violão. Acho que através do Gerenciamento de Projetos temos uma oportunidade de rever como as coisas são feitas e achar uma forma de atingir objetivos. Quem sabe se tivéssemos mais gerentes de projetos em Brasília a história não fosse diferente? Sou membro do PMI desde 2008, filiado ao Capítulo Bahia. Me interesso por projetos de desenvolvimento social, Corrente Crítica e Lean Six Sigma como garantia de qualidade em processos.
Esse post foi publicado em Respostas e marcado , , , , , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s