Resposta PMP XVI


Resposta Correta: No padrão 3 sigma, 99,73% das ocorrências caem dentro dos limites inferior e superior.O que corresponde a 2700 defeitos por milhão de oportunidades (DPMO). Muitas empresas são consideradas operando no padrão 3 sigma. Na metodologia 6 sigma, 1 sigma é o mais baixo nível mensurável possível. 6 sigma, como o nome indica, é o mais alto padrão.O desvio padrão demonstra a possibilidade de erro dentro de uma estimativa. Numa estimativa de tempo de 6 dias, com um desvio padrão de 2, a entrega poderia ser realizada entre 4 e 8 dias. Logo, quanto maior o desvio padrão, menor a exatidão da estimativa. Num processo, por exemplo, a produção de blocos 2cm x 2cm de concreto, um alto desvio padrão indicaria um auto número de blocos que não tem a medica correta.Uma empresa operando a 6 sigma, apresenta um índice de 99,9997%, apenas 3,4 defeitos por milhão, não 8% (80.000).6 Sigma: “Seis Sigmas ou Six Sigma (em inglês) é um conjunto de práticas originalmente desenvolvidas pela Motorola para melhorar sistematicamente os processos ao eliminar defeitos. Um defeito é definido como a não conformidade de um produto ou serviço com suas especificações. Seis Sigmas também é definido como uma estratégia gerencial para promover mudanças nas organizações, fazendo com que se chegue a melhorias nos processos, produtos e serviços para a satisfação dos clientes“. -Wikipedia.

Gráficos de controle : “Os gráficos de controle são usados para determinar se um processo é estável ou se tem um desempenho previsível. Os limites de especificação superior e inferior se baseiam nos requisitos do contrato. Eles refletem os valores mínimos e máximos permitidos. Pode haver penalidades associadas com a ultrapassagem dos limites de especificação. Os limites de controle inferior e superior são definidos pelo gerente de projetos e pelas partes interessadas apropriadas para refletir os pontos em que serão adotadas ações corretivas para impedir a ultrapassagem dos limites de especificação. Para processos repetitivos, os limites de controle normalmente são +/- 3 sigma. Um processo é considerado fora de controle quando um ponto de dados excede um limite de controle, ou se sete pontos consecutivos estiverem acima ou abaixo da média.“. PMBoK, p. 165

Lembre-se que as respostas para a certificação devem ser escolhidas sempre pensando na melhor resposta possível. Esta resposta está em conformidade com o material apresentado no PMBoK 4ª Edição.

Anúncios

Sobre Diego Nei

Soteropolitano de capricórnio, Bacharel em Relações Internacionais pelo Centro Universitário Jorge Amado, estou atualmente cursando um MBA em Gerenciamento de Projetos. Gosto de escrever e de tocar violão. Acho que através do Gerenciamento de Projetos temos uma oportunidade de rever como as coisas são feitas e achar uma forma de atingir objetivos. Quem sabe se tivéssemos mais gerentes de projetos em Brasília a história não fosse diferente? Sou membro do PMI desde 2008, filiado ao Capítulo Bahia. Me interesso por projetos de desenvolvimento social, Corrente Crítica e Lean Six Sigma como garantia de qualidade em processos.
Esse post foi publicado em Respostas e marcado , , , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s