Resposta PMP XVII


Resposta Correta: Seguir as exigências legais e os procedimentos da companhia para serviços de terceiros. Está em Responsabilidade: Padrões Mandatórios. Regulamentos e exigências legais: 2.3.1- Nos mantemos informados e obedecemos à política, regras, regulamentos e leis que governam nosso trabalho e atividade profissional e voluntária.Ou seja, devemos seguir as regras as quais acordamos nos submeter, sejam estas via contrato, acordo formal, ou regulamentos internos da empresa na qual trabalhamos.”Buscar uma alternativa aos procedimentos da companhia para obter a solução” e “Tentar contratar o técnico que saiu da companhia, diretamente, como consultor” seria uma violação direta deste princípio do Código de Conduta pois estaríamos indo contra as normas estabelecidas na empresa para a contratação de pessoal.”Perguntar ao gerente de uma empresa de consultoria o que fazer” geraria um conflito de interesses, pois um gerente de uma empresa de consultoria iria ter a oportunidade de influenciar a decisão do gerente de projetos (podendo muito bem sugerir que um de seus consultores fossem contratados para o serviço).Conflito de Interesse:  “Um conflito de interesse ocorre quando estamos em posição de influenciar decisões ou outros resultados em nome de uma parte quando tais decisões ou resultados poderiam afetar uma ou mais partes com as quais temos lealdades conflitantes. Por exemplo, quando estamos agindo como empregados, temos um dever de lealdade com nosso empregador. Quando estamos agindo como voluntários do PMI temos um dever de lealdade para com o PMI. Devemos reconhecer estes interesses divergentes e nos abstermos de influenciar decisões quando identificamos um conflito de interesse.” – Código de Ética e de Conduta Profissional do PMI.

Lembre-se que as respostas para a certificação devem ser escolhidas sempre pensando na melhor resposta possível. Esta resposta está em conformidade com o material apresentado no PMBoK 4ª Edição.

Anúncios

Sobre Diego Nei

Soteropolitano de capricórnio, Bacharel em Relações Internacionais pelo Centro Universitário Jorge Amado, estou atualmente cursando um MBA em Gerenciamento de Projetos. Gosto de escrever e de tocar violão. Acho que através do Gerenciamento de Projetos temos uma oportunidade de rever como as coisas são feitas e achar uma forma de atingir objetivos. Quem sabe se tivéssemos mais gerentes de projetos em Brasília a história não fosse diferente? Sou membro do PMI desde 2008, filiado ao Capítulo Bahia. Me interesso por projetos de desenvolvimento social, Corrente Crítica e Lean Six Sigma como garantia de qualidade em processos.
Esse post foi publicado em Respostas e marcado , , , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s