Resposta PMP XVIII


Resposta Correta: Lições Aprendidas. A Verificação do Escopo é um processo de Monitoramente e Controle, que ocorre em paralelo com as demais fazes do ciclo de vida do projeto. Uma vez que o projeto tem todo seu trabalho técnico finalizado, ou seja, todas as entregas foram concluídas, não há mais nada para se monitorar/controlar. O Plano de Respostas a Risco é um documento gerado durante o planejamento do projeto, e atualizado conforme novos riscos vão surgindo durante a Execução.

O Plano de Gerenciamento das Partes Interessadas (que é necessariamente um produto do novo processo no PMBoK 4ª edição – Gerenciar as expectativas das Partes Interessadas, componente do Plano de Gerenciamento de Comunicação) também é desenvolvido na faze de Planejamento. O processo de documentar Lições Aprendidas ocorre, teoricamente, na fase de Encerramento, seja de uma etapa do Ciclo de Vida ou do Projeto em si. Como a questão deixa claro em que ponto estamos do projeto (todo o trabalho técnico está finalizado) sabemos que se trata do encerramento. Assim, a única opção cabível é documentar o que falta e arquivar tudo.

Lições Aprendidas: Conjunto de documentos que registra as dificuldades encontradas durante o planejamento, execução e encerramento de um projeto, as ações corretivas adotadas, sua repercussão sobre o projeto e que conclusões foram geradas devido a estas situações. As lições aprendidas também englobam situações ou soluções inusitadas que podem ser replicadas ou esperadas em novos projetos. É um banco de dados da memória dos projetos desenvolvidos e deve ser usada como referência, de forma a evitar que problemas já solucionados se repitam, soluções inventivas se percam e situações inesperadas surpreendam os gerentes, causando problemas.

Lembre-se que as respostas para a certificação devem ser escolhidas sempre pensando na melhor resposta possível. Esta resposta está em conformidade com o material apresentado no PMBoK 4ª Edição.

Anúncios

Sobre Diego Nei

Soteropolitano de capricórnio, Bacharel em Relações Internacionais pelo Centro Universitário Jorge Amado, estou atualmente cursando um MBA em Gerenciamento de Projetos. Gosto de escrever e de tocar violão. Acho que através do Gerenciamento de Projetos temos uma oportunidade de rever como as coisas são feitas e achar uma forma de atingir objetivos. Quem sabe se tivéssemos mais gerentes de projetos em Brasília a história não fosse diferente? Sou membro do PMI desde 2008, filiado ao Capítulo Bahia. Me interesso por projetos de desenvolvimento social, Corrente Crítica e Lean Six Sigma como garantia de qualidade em processos.
Esse post foi publicado em Respostas e marcado , , , , , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s