Resposta PMP XIX


Resposta correta: Informar o cliente dos impactos das mudanças.

A questão diz que a alteração solicitada irá causar impactos no caminho crítico, logo, a mesma já foi analisada. O gerente de projetos só toma uma ação quanto uma alteração uma vez que esta tenha sido aceita formalmente (normalmente pelo sponsor, alta gerencia, PMO ou uma comissão de gerenciamento de mudanças). Aqui vem a pegadinha (na qual nenhum de vocês caiu!): antes de repassar a solicitação de mudança para a parte interessada que irá aprovar ou rejeitar a requisição, o gerente do projeto deve informar a parte que a solicitou dos seus impactos.

O “ciclo de vida das mudanças’ é o seguinte: Identificar, Avaliar, Informar, Aceitar/Negar, Implementar/Documentar. Lembrem-se sempre de que as mudanças negadas devem ser documentadas de forma que o gerente possa ter um controle sobre o que aconteceu e o que não aconteceu no projeto (e por que).

Caminho Crítico: O caminho crítico é a soma de atividades de uma determinada tarefa do projeto em que não há folga entre as mesmas, ou seja, não podem haver atrasos. Se uma atividade do Caminho Crítico do projeto sofrer um atraso, o projeto como um todo estará com problemas de cronograma, pois o Caminho Crítico é o sequenciamento de atividades interdependentes de maior duração em todo o projeto.

Lembre-se que as respostas para a certificação devem ser escolhidas sempre pensando na melhor resposta possível. Esta resposta está em conformidade com o material apresentado no PMBoK 4ª Edição.

PDU Podcast

PDU Podcast

Anúncios

Sobre Diego Nei

Soteropolitano de capricórnio, Bacharel em Relações Internacionais pelo Centro Universitário Jorge Amado, estou atualmente cursando um MBA em Gerenciamento de Projetos. Gosto de escrever e de tocar violão. Acho que através do Gerenciamento de Projetos temos uma oportunidade de rever como as coisas são feitas e achar uma forma de atingir objetivos. Quem sabe se tivéssemos mais gerentes de projetos em Brasília a história não fosse diferente? Sou membro do PMI desde 2008, filiado ao Capítulo Bahia. Me interesso por projetos de desenvolvimento social, Corrente Crítica e Lean Six Sigma como garantia de qualidade em processos.
Esse post foi publicado em Respostas e marcado , , , , , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s