PDUs: O que são e como conseguir


PDU Podcast

PDU Podcast

Ok, então você passou na prova da certificação PMP. Agora, a cada três anos você vai ter que passar pelo processo de recertificação. Isso mesmo: Você pode ter que estudar tudo de novo, fazer a prova toda de novo!… Ou pode juntar PDUs.

Os Professional Development Units (unidades de desenvolvimento profissional) são uma forma de medir seu engajamento e desenvolvimento dentro da área de gerenciamento de projetos e são uma alternativa a ter que fazer uma nova prova de certificação para manter o status de PMP (PMI-SP, PMI-RMP ou PgMP).

Em resumo, um PDU equivale a uma hora gasta em alguma atividade de gerenciamento de projetos. A cada três anos (um ciclo), você precisa acumular um total de 60 PDUs para garantir seu processo de recertificação, o que dá mais ou menos 20 PDUs por ano, o que não é assim tão complicado se você sabe onde procurar.

O PMI recentemente reformulou as categorias de atividades que valem PDUs, facilitando muito o processo de acompanhar e registrar suas atividades. Existem dois tipos de PDU, educacionais (que não tem um limite estabelecido por ciclo) e os “Giving Back to the Profession” – retribuindo para a profissão, que tem um limite de 45 unidades por ciclo (para PMPs/PgMPs. PMI-SP e RMP, 20 por ciclo). Os PDUs ainda são separados em categorias, cada uma representando um grupo de atividades.

Educacionais

Categoria A – Cursos Oferecidos por Provedores Autorizados, Comunidades e Capítulos

Cursos e treinamentos oferecidos por capítulos e comunidades do PMI, assim como parceiros registrados como provedores educacionais (R.E.P.s) como a TenStep e IIL. Estes PDUs costumam ser os mais fáceis de conseguir. É só se inscrever para um curso/treinamento, pagar a taxa e comparecer. Como são facilmente verificáveis (é gerado um código para os PDUs) e costumam vir em quantidade (8, 10, até 20 por curso), esta categoria não tem um limite máximo estabelecido por ciclo. Você pode submeter valores fracionados para essa categoria (0.25, 0.5 ou 0,75).

Categoria B – Educação Continuada

Essa categoria é para os cursos e treinamentos oferecidos ou por instituições de ensino superior ou para treinamentos que não sejam de R.E.P.s. Um curso de extensão em Melhores Práticas em Gestão de Riscos ficariam nessa categoria. Você pode submeter valores fracionados para essa categoria (0.25, 0.5 ou 0,75).

Categoria C – Estudo Auto-Dirigido

A última das categorias do grupo educacional é um pouco diferente das demais. Esta categoria abrange as atividades que você pode desenvolver em casa, como a leitura de livros, artigos e revistas sobre gerenciamento de projetos, ouvir podcasts, assistir vídeos e receber instrução informal de colegas de trabalho. Essa categoria tem um limite de 30 PDUs para PMPs/PgMPs (15 para as demais certificações) por ciclo, diferente das A e B que não tem limite. Um exemplo prático: 5 Minutes PM PodCast do Ricardo Vargas. Como o nome já diz, cada episódio tem em média cinco minutos. Logo, você teria que ouvir uns 12 episódios para poder somar uma hora e poder contar como um PDU. No caso desta categoria, gerar anotações e registros que comprovem as atividades é necessário, pois em caso de auditoria, você precisará apresentar provas de que realmente leu o livro/ouviu o podcast/etc.

Giving Back To The Comunity

Categoria D – Criar Novo Conhecimento de Gerenciamento de Projetos

Escrever e publicar um manual/livro/artigo/whitepaper/post pra blog, criar e publicar uma template de documento de projeto, preparar uma apresentação, fazer uma apresentação numa palestra/seminário/curso, servir de moderador para uma mesa de discussão num evento, preparar um podcast/webinar e atividades relativas. Tanto o tempo gasto preparando a atividade quanto o usado executando-a contam para esta categoria. Por exemplo, gastar uma hora criando slides sobre corrente critica e 90 minutos fazendo a apresentação do material contariam como 2.5 PDUs. Ficar mais uma hora respondendo a perguntas da audiência sobre a apresentação, mais 1 PDU.

Categoria E – Trabalho Voluntário

Participar como voluntário para o PMI ou outra instituição de gerenciamento de projetos; prover serviços de gerenciamento de projetos para uma instituição sem fins lucrativos ou instituições de ensino/grupos estudantis.

Categoria F – Trabalho como Profissional de Gerenciamento de Projetos

Essa é, em teoria a mais fácil de fazer. Tão fácil que o PMI decidiu colocar regras próprias para a categoria: Você só pode registrar 5 PDUs por ano nesta categoria e não mais que 15 PDUs por ciclo. Você também deve estar empregado a pelo menos 6 meses.

Auditoria

O PMI trabalha com o conceito da boa fé. Presume-se que todos os certificados aceitam e seguem o Código de ética do PMI, logo, todas as informações que passam são verdadeiras e acuradas. Mas caso os PDUs reportados estejam… Um pouco estranhos… O PMI se reserva o direito de instituir uma auditoria e vai cobrar provas de que as atividades reportadas realmente aconteceram. Como na certificação, a punição é severa: perda do status de certificado e proibição de reiniciar o processo.

Pagar Por PDUs?

Não é necessário. Existem muitos webinars gratuitos na internet e as Categoria C e F permitem que você ganhe mais da metade dos PDUs de que precisa sem gastar um centavo. Os podcasts costumam ser o melhor amigo de quem quer PDUs (especialmente quando se domina a língua Inglesa). Se você assinar, por exemplo, a revista Mundo PM, ou for associado do PMI, vai ter bastante material para PDUs categoria C.

Mas nem todo mundo tem tempo pra escrever um blog, livro, atuar como voluntário, fazer cursos de extensão à noite e ainda ficar pendurado na internet fazendo webinars. Nestes casos, muitas vezes o melhor a fazer é procurar um provedor de conteúdo (como o PDU PodCast, use o código Dec11 para ganhar 20% de desconto na assinatura mensal!) que vai regularmente prover material que possa ser usado e facilmente verificado em caso de auditoria.

Tabela de Registro de PDUs

Para facilitar a vida de vocês, fieis leitores do Papo GP, preparei essa tabela que já vem com um contador de PDUs, limites por ciclo e tudo mais que vocês vão precisar para manter seus PDUs sobre controle.

REGISTRO DE PDUS

Então, boas festas e feliz PDUs a todos!

Sobre Diego Nei

Soteropolitano de capricórnio, Bacharel em Relações Internacionais pelo Centro Universitário Jorge Amado, estou atualmente cursando um MBA em Gerenciamento de Projetos. Gosto de escrever e de tocar violão. Acho que através do Gerenciamento de Projetos temos uma oportunidade de rever como as coisas são feitas e achar uma forma de atingir objetivos. Quem sabe se tivéssemos mais gerentes de projetos em Brasília a história não fosse diferente? Sou membro do PMI desde 2008, filiado ao Capítulo Bahia. Me interesso por projetos de desenvolvimento social, Corrente Crítica e Lean Six Sigma como garantia de qualidade em processos.
Esse post foi publicado em Certificacao PMP e marcado , , , , , , , , , , . Guardar link permanente.

18 respostas para PDUs: O que são e como conseguir

  1. Vanessa Beck disse:

    Olha só, estava lendo no site PMI.org sobre os PDUs e em tese, eu teria que ter 4500 horas e 36 meses de experiência. AS horas eu tenho, mas não os meses… e estou pensando em fazer o PMP, consegue me dar umas dicas (desculpe a pergunta primária, mas comecei a pesquisar sobre essa certificação agora!)

    • Vanessa, calma lá!

      As 4500 horas (em até oito anos a partir do data de inscrição para a prova + 35 horas de treinamento formal em gestão de projetos) são para se qualificar a certificação PMP. Os PDUs são para a re-certificação. Ou se comprovam 60 PDUs ao final de 3 anos, ou pode fazer a prova novamente.

      Por exemplo:

      Você manda o formulário para o PMI hoje, 01/03/2013. Sua janela é de 2006 até 2013.

      2007 – Projeto X – 500 horas.
      2009 – Projeto Y – 1500 horas.
      2010 – Projeto H – 1000 horas.
      2013 – Projeto V – 1500 horas.

      2006 – Treinamento – 15 horas.
      2013 – Treinamento – 20 horas.

      Pronto, 4500 horas de experiência e 35 de treinamento formal. Só precisa se preocupar com os PDUs depois de receber o certificado. Boa sorte!

  2. Fábio Lessa disse:

    Caro Diego,
    Só por curiosidade: quanto de PDU você adquiriu ao escrever este artigo específico? Você mede PDU particularmente por trabalho em alguma planilha?
    Obrigado

  3. Bilo disse:

    ->3) Earn 12 PDUs under Category 4 – Other Program Provider:a. 12 PDUs – Visit Rita Mulcahy’s RMC Project Management, Inc site. It offers 12 free pre-recorded webarins per calendar year each worth 1 PDU. I couldn’t get to the actual page where I could find the above. When I click the link it takes me to Rita Mulcahy’s main web page. Sorry for me being ignorant here! I’m still new in this so maybe I’m not able to go to the right location. Also, in the article it says I think there is a limitation of 30 PDUs on the webinar/podcast type of PDUs? I was confused as I saw different information in different websites, so today I called PMI and they mentioned all 60 PDUs can be from Category B which is continuing education and they can be webinar/podcast.Once again thanks!

    • That is right, you can get 60 PDUs on either category A or B, and that would be it.

      It’s C, D, E and F that have limits.

      ====

      Exato, você pode reportar 60 PDUs tanto para a categoria A quanto a B e pronto.

      Sãos as categorias C, D, E e F que tem limites.

  4. Claudia disse:

    Olá, infelizmente não consegui baixar a tabela para registro de PDU, o link redireciona para outra pagina.

    Poderia me ajudar?

    Grata, Claudia

  5. Natália disse:

    Olá, posso contar PDUs na categoria B com as horas de treinamento em ITIL e COBIT? Tenho os certificados.

  6. Rogerio Teixeira disse:

    Prezado Diego, boa noite.
    Em relação a leitura de livros, saberia indicar uma referência de cálculo para mensurar a quantidade de PDUs que pode ser considerado?

    Desde já agradeço.

    Abraços

    • Não tem segredo, Rogério: Anota a hora que iniciou a leitura e a hora que terminou.

      Mas mantenha sempre um resumo do que você leu, um fichamento ou um diário de leitura, caso caia em auditoria!

      • Rogerio Teixeira disse:

        Diego, obrigado pela resposta.
        Minha questão é que comprei o livro MS Project 2013 do Ricardo Vargas, são 434 páginas e o livro é praticamente um curso completo da ferramenta. Como seu uso é simultâneo à pratica no computador, naturalmente o tempo em cada página e consequentemente a leitura completa do livro acaba sendo muito mais demorada.
        Estou pensando em, dentro do tempo total, considerar que 1/3 foi investido na leitura e 2/3 no treino prático.
        Acha que isso pode ser feito?
        Mais uma vez agradeço.
        Abraços

        • Então Rogério. Eu sou fã de audiobooks, mas apesar de saber como, nunca usei livros para conseguir PDUs.

          Um livro de 800 páginas costuma ficar perto de 27 horas de “leitura” ininterrupta. Fazendo uma regra de 3 simples, então podemos estimar que o livro do Ricardo (ótima escolha!) deve ficar próximo de 14 horas – ou seja, 14 PDUs.

          Enquanto a Categoria C é sobre estudo auto dirigido, eu recomendo ter cuidado com o uso de ferramentas para obter PDUs. Em caso de auditoria você teria que apresentar provas de que realmente passou tempo usando a ferramenta.

          Então, o que eu sugiro é: Prepare um plano de estudos delineando que dias você leu cada parte do livro e quanto tempo passou trabalhando na atividade. Se puder conseguir a ajuda de outro profissional para tirar dúvidas e servir para validar seu esforço, melhor ainda! Lembre-se que a Categoria C tem limite de 30 PDUs!

  7. Obrigado Diego, as dicas foram muito valiosas.
    Aproveito para corrigir um erro no meu texto anterior. O livro do Ricardo Vargas É um curso completo.
    Forte abraço e sucesso.

  8. Cintia Alves disse:

    Muito bom o post. Simples objetivo, e a tabela para contar PDUs está muito esclarecedora! Parabens

  9. Maria Fernanda disse:

    BOA TARDE!

    Diego,
    pode me indicar algum audiobook interessante para o gerenciamento de projeto e que consequentemente possa gerar PDU?

Deixe um comentário