Papo GP Responde: Escopo


 

EmailOlá Diego. Estou na faculdade e temos que fazer um projeto […] … Eu gosto muito de projetos mais estou meio perdido no escopo.

– Sandoval

Boa noite, sou estudante de engenharia mecânica em São Paulo e vim morar um ano em Montevideu para aprender espanhol e desenho técnico, só que arrumei um emprego aqui e tenho algumas ideias para mostrar na concessionaria que trabalho. Meu gerente quer que eu monte um escopo com planilha etc…. como faço? Você pode me ajudar? Estou desesperado.

– Jean

Diego, gostaria de saber como eu começo um escopo de uma biblioteca para um trabalho da faculdade.

Fico grato desde já.

– Ednei

Vamos por partes pessoal.

Primeiro vocês precisam perguntar “O que eu vou fazer?” e “O que vou entregar no final desse projeto?”. Escopo é isso. Simples assim. A primeira pergunta lhe dá o escopo do projeto. A segunda, o escopo do produto.

Uma vez que saibam o que vão entregar, é só colocar no papel. Por exemplo: Meu projeto é fazer um blog de gerenciamento de projetos. Meu escopo seria “Planejar, desenvolver e implementar um blog – sistema de postagem e atualização de artigos – que suporte comentários, imagens, RSS feed e newsletter para veiculação de material de gerenciamento de projetos”. Percebam que eu já estou  determinando o que eu pretendo fazer com esse blog.

sistema de postagem e atualização de artigos – que suporte comentários, imagens, RSS feed e newsletter para veiculação de material de gerenciamento de projetos” é o escopo do produto. Aquilo que você precisa entregar no final.

Planejar, desenvolver, testar e implementar um blog – sistema de postagem e atualização de artigos – que suporte comentários, imagens, RSS feed e newsletter para veiculação de material de gerenciamento de projetos” é o escopo do projeto. Tudo aquilo que você precisa fazer para entregar o projeto. Percebam que o escopo do produto está contido no escopo do projeto.

Agora que vocês já sabem o que vão fazer e o que quer que seu produto deve oferecer, é hora de entrar em contato com os stakeholders (as famosas partes interessadas) para validar o escopo e coletar requisitos. Os stakeholders vão lhes dar os detalhes sobre as funções do blog e suas expectativas sobre seu funcionamento. Isso pode ou não alterar o escopo do projeto (pode ser que tenha faltado alguma função importante ou algo assim).

Com isso em mãos é hora de partir para a EAP.

Boa sorte nos cursos de vocês e até a próxima!

Anúncios

Sobre Diego Nei

Soteropolitano de capricórnio, Bacharel em Relações Internacionais pelo Centro Universitário Jorge Amado, estou atualmente cursando um MBA em Gerenciamento de Projetos. Gosto de escrever e de tocar violão. Acho que através do Gerenciamento de Projetos temos uma oportunidade de rever como as coisas são feitas e achar uma forma de atingir objetivos. Quem sabe se tivéssemos mais gerentes de projetos em Brasília a história não fosse diferente? Sou membro do PMI desde 2008, filiado ao Capítulo Bahia. Me interesso por projetos de desenvolvimento social, Corrente Crítica e Lean Six Sigma como garantia de qualidade em processos.
Esse post foi publicado em Respostas e marcado , , , , , , . Guardar link permanente.

5 respostas para Papo GP Responde: Escopo

  1. Leonardo Cavalcante disse:

    Gostaria de congratular o seu trabalho Diego, seu blog me ajudou bastante numa apresentação de um trabalho da faculdade sobre escopo.

  2. Janaina disse:

    Boa noite!

    Estou com uma grande dificuldade em montar um escopo do projeto para minha empresa sobre responsabilidade social onde estamos agregando vários projetos, como: Lazer, cultura entre outros.Aguardo sua ajuda

    • Janaina,

      Isso está com cara de programa. Vários projetos de responsabilidade social com um objetivo específico. Você teria um escopo para cada projeto (lembre-se que o escopo é a descrição do que o projeto vai entregar) e um objetivo para o programa (o que o programa pretende atingir).

      Por exemplo:

      Programa Mais Leitura: Fomentar a leitura entre os funcionários.
      Projeto 1 – Biblioteca – Escopo: Construir uma biblioteca com capacidade para 5000 livros dentro do prédio principal;
      Projeto 2 – Seminários – Escopo: Apresentar 3 seminários sobre estilos literários com mesas redondas para os funcionários da empresa;
      Projeto 3 – Bolsa Leitura – Escopo: Programa de reconhecimento mensal que premia funcionários de alto desempenho (1/setor) com livros no valor de até R$50.

      Sacou? Boa sorte!

  3. Pedro Mello disse:

    Olá, excelente iniciativa a do portal em ensinar a praticar de projetar.
    Estou com uma dificuldade em estabelecer o inicio do processo propriamente dito, consegui estabelece a primeira parte do escopo mas não consigo prosseguir, sou produtor cultural em Curitiba e sou ligado a vários núcleos culturais e estou criando uma radio Tv, ja tenho a plataforma da radio, gostaria de um direcionamento, pois ja tenhos os artistas e as ideias vigorando! obrigado

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s