Dumpsheet – Memorizando as fórmulas para o Exame PMP


Dumpsheets - Sua memória fora da memória

Dumpsheets – Sua memória fora da memória

Durante a prova para a certificação PMP, você vai encontrar várias questões que solicitam um resultado específico que só pode ser alcançado através de um cálculo. Enquanto os cálculos são relativamente simples em si, uma das coisas mais comuns é o candidato esquecer a formula.

Todo bom curso preparatório para certificação PMP menciona a dumpsheet, a folha de memória. Nela, o candidato deve colocar todas as fórmulas necessárias para a prova, não correndo assim o risco de esquecer de uma das muitas fórmulas necessárias.

O problema: o candidato entra na sala de exame apenas com um lápis, calculadora e borracha – todos fornecidos pelo centro de exames. Como passar as fórmulas para o papel então?

O segredo está na repetição e memorização. Eu pessoalmente passava horas debruçado sobre um caderno repetindo metodicamente “O PERT é a soma da pessimista com quatro vezes a moderada e a otimista, divididas por 6” enquanto escrevia PERT = (P+(4M)+O)/6). Coloque as fórmulas no papel, e agrupe todas de uma forma que faça sentido para você. Por assunto, área de conhecimento, variáveis usadas… Garanta que não esqueceu nenhuma das fórmulas. Pronto. Você tem seu mapa. Esse será seu modelo e seu gabarito de agora em diante. Não existe jeito fácil de fazer isso. Se quiser passar na prova da certificação PMP, vai ter que se dedicar a criar a dumpsheet – e isso não é a coisa mais divertida do mundo, mas é necessária.

PDU Podcast

Ganhe PDUs sem sair de casa

Depois crie uma “cantilena” – necessariamente recite a formula de forma a garantir o entendimento da mesma. A medida que for escrevendo as fórmulas na daumpsheet, recite a cantilena. No dia da prova, sua cantilena servirá de controle para garantir que não esqueça de colocar nenhuma das fórmulas na folha de memória (confie em mim, se você fizer esse exercício vezes suficientes, vai sentir algo errado sempre que pular uma formula). O resto é prática. Quanto mais vezes você escrever as fórmulas, na sequência, recitando a cantilena, mais fácil vai ser no dia da prova para criar sua dumpsheet.

Antes do início da prova, você tem que passar por um breve tutorial sobre funcionamento do sistema (no caso de provas no computador). Use esse tempo para jogar (dump) as fórmulas da cabeça para uma das folhas (sheet!) do caderno de rascunho fornecido pelo centro de exames. Fazer isso não costuma demorar mais de um minuto e não vai lhe atrapalhar com o tutorial.

E você? Tem alguma dica para memorizar as fórmulas e criar a dumpsheet ou dicas em geral para certificação PMP? Conte para a gente nos comentários!

Anúncios

Sobre Diego Nei

Soteropolitano de capricórnio, Bacharel em Relações Internacionais pelo Centro Universitário Jorge Amado, estou atualmente cursando um MBA em Gerenciamento de Projetos. Gosto de escrever e de tocar violão. Acho que através do Gerenciamento de Projetos temos uma oportunidade de rever como as coisas são feitas e achar uma forma de atingir objetivos. Quem sabe se tivéssemos mais gerentes de projetos em Brasília a história não fosse diferente? Sou membro do PMI desde 2008, filiado ao Capítulo Bahia. Me interesso por projetos de desenvolvimento social, Corrente Crítica e Lean Six Sigma como garantia de qualidade em processos.
Esse post foi publicado em Certificacao PMP e marcado , , , , , , , , , , , . Guardar link permanente.

Uma resposta para Dumpsheet – Memorizando as fórmulas para o Exame PMP

  1. Julio Matana disse:

    Diego, o Sotille explica detalhadamente o processo em http://dicasgp.pmtech.com.br/braindump/

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s