Guia PMBoK 5ª Edição


PMBOK 5ª Edição

PMBOK 5ª Edição

Cá estamos em 2013 e junto com o ano novo, uma nova edição do Guia PMBoK, do PMI – o livro que estabelece as melhores práticas em gerenciamento de projetos ao redor do mundo.

EDIT: Pois! Cá estamos em 2014 e a versão final em finalmente ficou pronta! É só passar no site do PMI, fazer login e baixar!

Mas o que mudou no PMBoK? Muita coisa. O texto foi revisado, sessões mudaram de lugar, conteúdo sobre times locais e virtuais foi adicionado, bem como mais informações foram adicionadas a quase todos os tópicos. Alguns itens perderam prestígio por assim dizer, e foram parar nos apêndices  para fazer espaço para informações mais relevantes às melhores práticas e conceitos em si (como a parte sobre a profissão de gerente de projetos, que ficava logo no início do PMBoK).

O foco realmente foi entendimento e fluxo. Com as alterações, fica mais fácil entender o que cada processo pretende (tanto o nome dos processos quanto suas definições foram alterados) e como o fluxo dos documentos e atividades se dá dentro do framework.

Outra mudança significativa, a seção relativa ao gerenciamento de comunicações (considerada relativamente fraca por alguns) foi expandida e agora deve sanar dúvidas sobre os processos de comunicação e como eles interagem com outros processos de Monitoramento e Controle.

Foi adicionada uma nova área de conhecimento (agora são 10 no total): Partes Interessadas. Podíamos perceber o gerenciamento das partes interessadas na 4ª edição, mas agora com uma área de conhecimento própria, os processos relativos a este componente crítico do projeto ficam todos agrupados e sua interação é bem mais fácil de ser entendida. Os novos processos são:

  • PDU PodCast - Ganhe PDUs sem sair de casa!

    PDU PodCast – Ganhe PDUs sem sair de casa!

    Identificar Partes Interessadas (Iniciação)

  • Criar o Plano de Gerenciamento de Partes Interessadas (Planejamento)
  • Gerenciar a Participação das Partes Interessadas (Execução¹)
  • Controlar a Participação das Partes Interessadas (Monitoramento e Controle¹)

Em resumo:

  • 47 processos (5 novos)
  • 18 processos alterados
  • 10 áreas de conhecimento (1 nova)
  • Novos capítulos
  • Novos itens nos apêndices

Se você estava se preparando para a certificação PMP (ou CAPM), atenção! Com a mudança do padrão, as provas precisam ser ajustadas e os materiais de estudo perdem parte de sua validade devido a incompatibilidade! A expectativa é que as provas da certificação PMP e CAPM, já para o padrão do PMBoK 5ª Edição, passem a ser aplicadas em Junho de 2013. Se você está estudando pela quarta edição do Guia, o seu prazo é esse.

¹ – Tradução livre, a versão final em Português do Brasil pode ter uma tradução diferente.

Anúncios

Sobre Diego Nei

Soteropolitano de capricórnio, Bacharel em Relações Internacionais pelo Centro Universitário Jorge Amado, estou atualmente cursando um MBA em Gerenciamento de Projetos. Gosto de escrever e de tocar violão. Acho que através do Gerenciamento de Projetos temos uma oportunidade de rever como as coisas são feitas e achar uma forma de atingir objetivos. Quem sabe se tivéssemos mais gerentes de projetos em Brasília a história não fosse diferente? Sou membro do PMI desde 2008, filiado ao Capítulo Bahia. Me interesso por projetos de desenvolvimento social, Corrente Crítica e Lean Six Sigma como garantia de qualidade em processos.
Esse post foi publicado em Certificacao PMP e marcado , , , , , . Guardar link permanente.

15 respostas para Guia PMBoK 5ª Edição

  1. Michelli Fregnani disse:

    Por enquanto está disponível apenas a versão em inglês do novo PMBOK, será que há uma perspectiva de quando sairá a versão em português?

  2. Beth Saukas disse:

    Oi Diego,
    Fui informada no site de um grupo de estudo para o CAPM, que a prova na 4versao do PMBOK segue até o final de julho/2013. Não seria isto?

  3. Júlio César disse:

    Bom dia Diego !
    Gostaria de saber como faço para participar da tradução do livro. Como cadsatrado no site do PMI-RIO, tenho acesso ao PMBOK 5ª Edição, mas ainda não tenho a informação de como é o fluxo para tradução desse documento ? Posso simplesmente fazer a tradução em documento do Word ou tem um sistema específico para isso ? Caso seja em documento do Word, tenho que mandar para quem ?

    Estou interessado em participar da tradução.

    Grande abraço!

    Júlio César Carvalho Alves de Azevedo.

  4. Rodrigo disse:

    Diego, boa tarde.
    Não consegui fazer a prova antes destas mudanças.
    Você acredita que estudando apenas pelo material da Rita (versão 7 – PMBOK 4ª Edição) é suficiente para passar na prova a partir de agosto 2013 ou tem que fazer mesmo um curso de atualização com base no PMBOK 5ª Edição?

    • O livro da Rita para a quarta edição não contempla nenhuma das mudanças da 5ª edição. Eu não recomendaria.

      Também, não precisa ser um curso. Se você já estava pronto para fazer a prova, só precisa estudar as partes que mudaram (a nova área Partes Interessadas e as mudanças dos processo principalmente).

      Boa sorte com a prova!

  5. Rodrigo Bergami disse:

    Muito obrigado!!! Parabéns pelo Blog!!!

  6. Rodrigo disse:

    Diego,
    Vi nas livrarias um curso Preparatório da KIM HELDMAN já atualizado para versão 5 do PMBOK. o que acha?

  7. Fernanda disse:

    Boa tarde. Você sabe dizer onde consigo encontrar o livro da Rita 8ª edição em português?

  8. douglas disse:

    Viu que no site http://www.iheadgo.com tem um simulado com bastantes questões do PMBOK 5ª Edição ?

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s