Gerenciamento de Configuração


O documento O QUE?!

O documento O QUE?!

Quem aqui já se viu desesperado por que o conteúdo de um documento foi alterado sem autorização? Ou a versão errada foi utilizada como parâmetro e não a versão mais nova do documento? Ou pior ainda, o documento foi alterado, você não foi avisado e não existem indicações sobre onde ou o que mudou. Para lidar com esse tipo de problema, o gerenciamento de configurações é utilizado

O gerenciamento de configuração é um padrão previamente definido de como os documentos devem ser tratados, quem tem autorização para fazer alterações, como as alterações devem ser registradas, como será feito o controle de versões dos documentos, e de que forma tudo isso deve ser armazenado.

O ideal é que apenas o responsável pelo documento tenha autorização para fazer alterações. Assim sendo, apenas o gerente do projeto (em teoria) poderia atualizar o plano de projeto, mas em muitos casos um membro do time de projetos é apontado como tutor de um dos planos específicos (escopo, riscos, etc.). Isso não muda nada. A pessoa responsável pela alteração do documento, fica sempre encarregada de fazer todo o processo, e isso inclui conseguir a aprovação do alteração – sempre seguindo o fluxo do gerenciamento de mudanças – informar que o documento foi alterado (seguindo o plano de gerenciamento de comunicações e de partes interessadas) e por fim, armazenar o documento em sua nova versão.

E por fim, todos os documentos devem conter um campo com o histórico de alterações. Este histórico pode ou não ser pequeno, nulo ou absurdamente grande, dependendo de quanto o documento é alterado, portanto seria melhor que ficasse sempre ao final do documento. Ele deve conter, sempre, a data da alteração, a pessoa que fez a alteração, e a descrição do que mudou (ex.: 31/12/07 – Diego Nei – Título do blog alterado de “PMP NET” para “Papo GP”).

Ok, na prática, os principais pontos a considerar são:

  • Administrador do documento: Quem é a pessoa responsável pela atualização do documento. De preferência, o nome do administrador e do suplente devem constar no plano de gerenciamento relativo.
  • Versão: Qual a regra utilizada para o controle de versão? Documento_versão_data.extensão é uma forma comum (Escopo_v01_140113.doc). Outras formas podem ser utilizadas sem problemas, mas a regra deve ser estabelecida cedo.
  • Armazenamento, acesso e distribuição: Se o técnico precisar ter acesso aos requisitos do projeto, onde ele deve ir para conseguir a informação? Haverá acesso online? Intranet ou internet? Ele precisará solicitar a informação de alguém ou poderá acessar o documento diretamente? As cópias serão em quantas vias? Impressas? Armazenamento digital? Mídias ou cloud?

E você? Como faz para gerenciar configuração nos seus projetos? Conte para a gente nos comentários!

Anúncios

Sobre Diego Nei

Soteropolitano de capricórnio, Bacharel em Relações Internacionais pelo Centro Universitário Jorge Amado, estou atualmente cursando um MBA em Gerenciamento de Projetos. Gosto de escrever e de tocar violão. Acho que através do Gerenciamento de Projetos temos uma oportunidade de rever como as coisas são feitas e achar uma forma de atingir objetivos. Quem sabe se tivéssemos mais gerentes de projetos em Brasília a história não fosse diferente? Sou membro do PMI desde 2008, filiado ao Capítulo Bahia. Me interesso por projetos de desenvolvimento social, Corrente Crítica e Lean Six Sigma como garantia de qualidade em processos.
Esse post foi publicado em Artigos e marcado , , , . Guardar link permanente.

3 respostas para Gerenciamento de Configuração

  1. jorge schaidt disse:

    boa explicação

  2. Silvia Franklin disse:

    Gostei. Aplicabilidade pura.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s