Diagramas de Rede


Diagramas de Rede

Diagramas de Rede

Um problema comum durante o planejamento de um projeto é determinar, entre outras coisas, como as tarefas a serem executadas interagem umas com as outras e os impactos que essas interações podem ter no cronograma do projeto. O diagrama de rede é uma ferramenta que permite determinar a prioridade das tarefas de um pacote de trabalho, bem como gerar datas precisas para o término das mesmas.

Uma vez que as tarefas são definidas e colocadas em uma ordem, um diagrama de rede deve ser criado. Desta forma, pode-se perceber se as dependências entre as tarefas irão gerar problemas para o projeto, se as estimativas de prazo das tarefas terão impactos no cronograma e que tipos de ajustes devem ser feitos. O diagrama de rede também permite que três coisas muito importantes sejam encontradas: a folga livre entre as tarefas, a folga total e o caminho crítico (mas disso, falamos em outro post).

Você deve estar se perguntando: “Mas não existe software pra isso? Por que você está mandando a gente perder tempo desenhando diagramas de rede?!

Tenho dois motivos. O primeiro é bem simples: CAI NA PROVA. Se você pretende fazer certificação (CaPM ou PMP), é bom estar afiado e desenhando diagramas de rede como um verdadeiro mestre. O segundo motivo é o mais importante. O software pode desenhar o diagrama de rede por você, mas se você não entender a mecânica da ferramenta, não será capaz de identificar problemas e/ou fazer uso de oportunidades como folgas para replanejar seu cronograma.

Vamos a um exemplo: Depois de muita deliberação, o time concorda em quais são as atividades para o pacote de trabalho e como devem ser organizadas. Para este exemplo, vamos estipular a duração de todas as atividades em dias. As atividades são:

  1. Pesquisar o bagulho – 2 dias;
  2. Selecionar os trecos – 1 dia;
  3. Contratar os caras – 2 dias;
  4. Executar os Negócios – 3 dias;
  5. Fazer os Troços – 4 dias;
  6. Operacionalizar os Trem – 1 dia;
  7. Montar o Bagulhete – 3 dias.

Diagrama de Rede - Click para expandir

Diagrama de Rede – Click para expandir

Como podemos observar, apenas  a tarefa “Operacionalizar os Trem” possui folga (slack). O que significa que ela é a única tarefa fora do caminho crítico deste pacote de trabalho. Isso acontece por que as tarefas “E – Executar os Negócios” (que inicia na mesma data e tem uma duração de 3 dias) também é predecessora da tarefa “Montar o Bagulhete”. “Montar o Bagulhete” não pode começar antes de que tanto “D – Operacionalizar os Trem” quanto “E – Executar os Negócios” estejam concluídas. “D – Operacionalizar os Trem”, assim, pode sofrer um atraso de até dois dias sem causar problemas de cronograma, pois a sua tarefa sucessora “Montar o Bagulhete” não pode ser iniciada antes do dia 28 (seu início mais cedo).

Existem alguns conceitos que devemos abordar aqui. Cada atividade num diagrama de rede passa a ter quatro variáveis: Início Mais Cedo; Início Mais Tarde; Término Mais Cedo; e Término Mais Tarde. Os conceitos são bem autoexplicativos. Mais Cedo sendo usados para quando for o mais cedo possível para iniciar/terminar a tarefa e Mais Tarde a data em que a tarefa pode ser terminada sem causar impactos de cronograma. Para atividades no caminho crítico, as datas de Início e Término sempre coincidem, enquanto para tarefas fora do caminho crítico (com folga), os valores Mais Cedo e Mais Tarde podem ser diferentes. Mas vamos falar mais de folga, como calcular as datas e validar o diagrama no próximo artigo.

O Diagrama de Rede é uma ferramenta que muitos tendem a ignorar o valor. Sem um diagrama de rede bem feito, você não sabe o caminho crítico do pacote de trabalho (o software vai lhe mostrar o caminho crítico do projeto como um todo, mas você já tentou olhar todas as atividades no MS Project utilizando a visão Diagrama de rede?), lhe dá informações sobre como as tarefas influenciam umas as outras, pode ser utilizado para implementar outras metodologias – como a Corrente Crítica – e lhe permite um controle mais direto sobre os prazos e atividades do projeto.

E para fechar este post, vou propor algumas perguntas de fixação!

  1. Você saberia dizer quantos caminhos possíveis existem para este pacote de trabalho?
  2. O que aconteceria se a tarefa “D – Operacionalizar os Trem” passasse a ter uma duração de 3 dias?
  3. Quais seriam os impactos para o cronograma do pacote de trabalho se a duração da atividade “B – Contratar os Caras” passasse para 1 dia?
  4. O que aconteceria se a tarefa “H – Auditar os Troços”, com um dia de duração, fosse adicionada entre a tarefa “F – Fazer s Troços” e “Fim”? (Considerar o gráfico sem alterações)
  5. Quais seriam as datas de Início Mais Cedo, Término Mais Cedo, Início Mais Tarde e Término Mais Tarde para a tarefa “H – Auditar os Troços”?

Respondam nos comentários! Coloco a imagem do diagrama respondendo as questões acima quando todas forem respondidas!

Anúncios

Sobre Diego Nei

Soteropolitano de capricórnio, Bacharel em Relações Internacionais pelo Centro Universitário Jorge Amado, estou atualmente cursando um MBA em Gerenciamento de Projetos. Gosto de escrever e de tocar violão. Acho que através do Gerenciamento de Projetos temos uma oportunidade de rever como as coisas são feitas e achar uma forma de atingir objetivos. Quem sabe se tivéssemos mais gerentes de projetos em Brasília a história não fosse diferente? Sou membro do PMI desde 2008, filiado ao Capítulo Bahia. Me interesso por projetos de desenvolvimento social, Corrente Crítica e Lean Six Sigma como garantia de qualidade em processos.
Esse post foi publicado em Artigos e marcado , , , , , , , , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s