Resoluções de Ano Novo – Da Forma Certa!


Resoluções

Resoluções

Já percebeu como as pessoas fazem resoluções de ano novo só para abandonar as mesmas não muito tempo depois? Todo mundo quer emagrecer, entrar na academia, ficar sarado… Trocar de emprego, de carro, de casa, de vida, de marido… Ir onde nunca foi, fazer o que nunca fez, comer o que nunca comeu, ver o que nunca viu… Mas quase ninguém dá cabo da lista. Todo mundo acaba deixando as resoluções (inacabadas, diga-se de passagem) de lado em algum ponto do ano (bem no inicio se for academia e regime!).

Mas como bom gerente de projetos que sou, perguntei: “E como resolvemos isso?” A resposta óbvia é utilizando gerenciamento de projetos! Mas nada rebuscado como longas análises de riscos e gráficos de Gantt. Veja como o básico do gerenciamento de projetos pode lhe ajudar a chegar em 2015 sem nenhuma pendência na sua lista de resoluções de ano novo!

  • Escreva todas!: Além de funcionar como uma afirmação do intento de realizar tal ação, isso lhe permite revisar seu objetivo de forma mais eficiente.  (Entrar na academia. Economizar.);
  • Defina métricas: Agora que você já sabe o que, defina o efeito que você espera observar. Vai entrar na academia? Então quanto peso você espera perder? Ou quanta massa muscular espera ganhar? Ou em quanto decidiu aumentar o tempo que consegue correr? Vai economizar? Quanto por mês você vai economizar? Quanto do seu salário vai colocar na poupança? Quanto vai investir em CDB? Todas as métricas devem ser mensuráveis e ou verificáveis. Nada de “Entrar na Academia > Ficar sarada”! (que pode até ser verificável, mas é altamente subjetivo) ;
  • Determine prazos: Agora que você sabe o que quer, decida quando você quer aquilo. Tudo precisa de um prazo ou cai no limbo do “outro dia eu faço”, que logo vira “um dia eu faço”. Tarefas precisam de datas de entrega. Você já sabe o que quer, e qual o efeito que busca, agora é só utilizar o bom senso e definir prazos realistas (ou seja, nada de “Entrar na Academia > Perder 30Kg > Em 30  dias”!);
  • Defina partes interessadas: Somos criaturas sociais. O apoio de amigos, parentes e colegas de trabalho é fundamental. Então faça uso dessas pessoas. Para cada objetivo, defina 3 partes interessadas e peça que uma delas passe a ser o “dono” da entrega. Esta pessoa ficará encarregada de acompanhar seu desempenho – e reclamar se a entrega não for apresentada no prazo. Lembre de que estas partes interessadas PRECISAM estar interessadas no resultado ou de nada adianta (“Entrar na Academia > Perder 3Kg/semana. Dono: Esposa”).

Nosso exemplo foi bem simples (academia), mas dependendo da sua lista de resoluções de ano novo, você pode acabar percebendo que alguns objetivos vão precisar “cooperar” entre si. “Fazer aquele curso > Sair Certificado > Em 6 meses. Dono: Chefe” não vai ser possível se “Economizar > Poupar 15% dos rendimentos mensais > Por 12 meses. Dono: Filha” e “Economizar > Reduzir custos mensais em 10%> Por 12 meses. Dono: Esposa” não estiverem sendo executadas!

E você? Qual seu segredo para não deixar as resoluções de ano novo irem pro saco?

Anúncios

Sobre Diego Nei

Soteropolitano de capricórnio, Bacharel em Relações Internacionais pelo Centro Universitário Jorge Amado, estou atualmente cursando um MBA em Gerenciamento de Projetos. Gosto de escrever e de tocar violão. Acho que através do Gerenciamento de Projetos temos uma oportunidade de rever como as coisas são feitas e achar uma forma de atingir objetivos. Quem sabe se tivéssemos mais gerentes de projetos em Brasília a história não fosse diferente? Sou membro do PMI desde 2008, filiado ao Capítulo Bahia. Me interesso por projetos de desenvolvimento social, Corrente Crítica e Lean Six Sigma como garantia de qualidade em processos.
Esse post foi publicado em Artigos e marcado , , , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s