Folga Livre vs Folga Total


Folga no MS Project

Folga no MS Project

Continuando a conversa que iniciamos no artigo sobre diagramas de rede, hoje vamos falar um pouco sobre folga. Em termos bem simples, folga é o espaço de tempo entre o término de uma atividade e o início de outra.

Mas vamos a um exemplo para facilitar o entendimento! Digamos que a atividade Z tem uma duração de 5 dias e termina no dia 7. Sua única sucessora, a atividade H, tem 5 dias, mas só inicia no dia 10. O espaço de tempo entre as duas atividades é a folga. Neste caso, a folga entre a atividade Z e a atividade H é de 3 dias. Mas que tipo de folga é essa? Se estivermos avaliando apenas o diagrama de rede de uma entrega, então está é a nossa amiga a folga simples.

O PMBoK define folga livre como “o tempo permitido de atraso para uma atividade do cronograma sem atrasar a data se início mais cedo de qualquer uma das atividades do cronograma imediatamente subsequentes“.

O que isso significa na prática, no nosso exemplo? Que a atividade H pode atrasar até 3 dias antes de impactar a próxima atividade do caminho, a atividade Z.

Outro ponto importante que a folga entre as atividades permite definir é o Caminho Crítico do Projeto. O caminho crítico, para quem não se lembra, é o sequenciamento se atividades com a maior duração E cuja FOLGA entre as atividades seja ZERO. Já deu para entender a necessidade de identificar a folga, não?

Agora vamos para o ponto que costuma confundir a cabeça das pessoas. Qual a diferença entre folga livre e folga total?

O PMBoK define folga total como “o atraso total permitido para a data de início mais cedo de uma atividade do cronograma sem atrasar a data de término do projeto ou violar uma restrição do cronograma“.

A folga total informa quanto tempo uma atividade pode atrasar sem que haja impacto no término do projeto. Mesmo que ela não esteja no caminho crítico do projeto. Neste caso, a atividade está vinculada a uma outra que pode estar no caminho crítico, ou o próprio caminho onde aquela atividade se encontra pode tornar-se crítico caso a mesma passe da data estimada de término.

Em resumo? A folga livre é pertinente a cada pacote de trabalho específico enquanto a folga total informa o impacto do atraso no projeto como um todo. E a única forma de determinar a folga das atividades é através dos diagramas de rede! Então, olha um aqui:

Folga Total - Click para ampliar

Folga Total – Click para ampliar

E não esqueçam: Além de ser uma ferramenta supervaliosa para o gerenciamento de prazos, saber calcular o PERT datas de Início/Término Mais Cedo/Mais Tarde, achar o caminho crítico, e o slack (folga)… Tudo isso cai na prova!

Anúncios

Sobre Diego Nei

Soteropolitano de capricórnio, Bacharel em Relações Internacionais pelo Centro Universitário Jorge Amado, estou atualmente cursando um MBA em Gerenciamento de Projetos. Gosto de escrever e de tocar violão. Acho que através do Gerenciamento de Projetos temos uma oportunidade de rever como as coisas são feitas e achar uma forma de atingir objetivos. Quem sabe se tivéssemos mais gerentes de projetos em Brasília a história não fosse diferente? Sou membro do PMI desde 2008, filiado ao Capítulo Bahia. Me interesso por projetos de desenvolvimento social, Corrente Crítica e Lean Six Sigma como garantia de qualidade em processos.
Esse post foi publicado em Artigos e marcado , , , , , , , , , , . Guardar link permanente.

Uma resposta para Folga Livre vs Folga Total

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s