PMBoK 4ª Edição – Download Gratúito


Primeiro de Abril!!!!
Preparatório para o Exame de PMP: O Livro da RIta

Preparatório para o Exame de PMP: O Livro da RIta

“O PMI disponibilizou esta madrugada o PDF da nova versão do PMBoK.

Para fazer o download, clique aqui.” <<– O link apontava para o SITE do PMI, NÃO para um suposto download.
Primeiro de Abril!!!!

De fato, o PMI disponibilizou ontem um pdf do novo PMBoK, mas foi apenas para membros. O PMBoK é uma publicação do PMI e segundo as regras da instituição somente tem acesso ao arquivo, quem for devidamente cadastrado como membro da mesma.

Não vou dizer que concordo com essa política, pois quanto mais gente tiver acesso ao PMBoK, maior a quantidade de pessoas empregando as melhores práticas em projetos, mas até que o PMI mude de idéia, distribuir o arquivo ainda é ilegal.

Mas vejam o lado bom… Agora vocês conhecem melhor o site do PMI, não? ;)

Sobre Diego Nei

Soteropolitano de capricórnio, Bacharel em Relações Internacionais pelo Centro Universitário Jorge Amado, estou atualmente cursando um MBA em Gerenciamento de Projetos. Gosto de escrever e de tocar violão. Acho que através do Gerenciamento de Projetos temos uma oportunidade de rever como as coisas são feitas e achar uma forma de atingir objetivos. Quem sabe se tivéssemos mais gerentes de projetos em Brasília a história não fosse diferente? Sou membro do PMI desde 2008, filiado ao Capítulo Bahia. Me interesso por projetos de desenvolvimento social, Corrente Crítica e Lean Six Sigma como garantia de qualidade em processos.
Esse post foi publicado em Notificações e marcado . Guardar link permanente.

12 respostas para PMBoK 4ª Edição – Download Gratúito

  1. Nanda Lima disse:

    Vc poderia disponibilizar o link certo do download?

  2. Primeiro de Abril Nanda!Infelizmente, só membros do PMI tem acesso ao pdf do PMBoK.

  3. Olá Leticia! Uma vez que se afilie ao PMI, vc vai encontrar o pdf em várias linguas, incluindo o Português. O link fica logo na página de entrada do site, mas só logando como membro para fazer o download.

    • Leticia disse:

      ok Diego muito obrigada, vou me tornar membro agora que vc me deu certeza que há o pdf para download.

  4. Leticia disse:

    Olá, pretendo me tornar membro pmi, o pdf para download é em inglês ou português?
    Onde está localizado?
    Obrigada.

  5. Escorpiao disse:

    Caramba … Como este cara é escroto… Tira uma certificação “muquirana” e já se sente superior…

    Temos que liberar este documento…. É ridiculo esta palhaçada…

    • Caro Escorpião,

      Foi um trote de Primeiro de Abril, espero que entenda isso.

      Eu não faço as regras do PMI, mas jogo dentro delas. Também não sou melhor que ninguém e se olhar em Sobre o Autor, verá que ainda não tirei a certificação (mas isso se resolve com o tempo). Pois. Certifiquei.

      Se fosse por minha vontade, o pdf seria sim de livre distribuição, para que mais e mais pessoas tivessem acesso às melhores práticas. Mas, como já disse, eu não faço as regras.

      No mais, espero que outros posts do blog sejam úteis! Volte sempre!

  6. Eu tive que rir da comparação!

    Pois é meu caro Luis, nem tudo são flores no mundo do gerenciamento de projetos. Mas você sempre pode procurar outras metodologias, cujo material pode ser encontrado mais facilmente. No final, “todos os caminhos levam a Roma”.

    Eu acredito que disseminar traria mais benefícios do que restringir, mas eu não faço as regras. O PMI, como instituição, se mantém da venda de standards, certificações e outras coisinhas (alguém já viu as camisas e canecas do PMI?). EU acredito que, ruim com eles, muito pior sem eles: Não haveria PMBoK; a profissão de gerente de projetos poderia não existir, continuando a ser uma função dentro de administração, análise de sistemas, planejamento entre outras…

    Citando você próprio, “Todo conhecimento deve ser livre, o que deve ser cobrado é a habilidade e o esforço para multiplicá-lo”, não foi isso que o PMI fez? Compilou o conhecimento (que só pertence a quem pratica) em gerenciamento de projetos, e distribuiu o mesmo, num formato (questionável e levemente maçante, mas ainda assim didático) e cobra para que se tenham acesso a este esforço?

    Obrigado pelo comentário, espero que tenha gostado do resto do blog!

    PS: Cuidado, a Maçonaria não liga, mas os Iluminati não gostam de serem citados em público. :)

  7. Lúcia disse:

    Oi Diego, estou fazendo um curso via internet de Gerência de Projetos, é interessante até mesmo porque é o que vem sendo pedido nos concursos, né. Porém estou tendo muita dificuldade para fazer as tarefas do curso, o material é um pouco resumido, pelo menos é o que  acho.

  8. Edivaldo silva lopes disse:

    olá Diego tudo bem? estou fazendo MBA em gestão de projetos e gostaria de ser membro do PMI, o que devo fazer para me tornar membro e adquirir experiencia em projetos?
    Edivaldo qualquer noticia comunica-me 

    • É muito fácil! É só entrar em contato com o capítulo mais próximo (aqui no Brasil são 13 capítulos, você pode encontrar todos os sites em http://pmi.org.br). Normalmente os sites tem todo o passo a passo do cadastramento de voluntários. Depois disso é só entrar nos projetos que forem aparecendo!

      É uma ótima forma de ganhar experiência, contatos, amigos, PDUs, horas pra certificação, entrada gratuita para eventos do capítulo… Recomendo!

  9. Ana Guerreiro disse:

    Olá Diego. Sou Administradora e estou fazendo MBA em Gestão de Projetos. Ainda tenho uma visão muito restrita sobre gestão de Projetos (carreira, área de atuação, mercado…), mas já estou AMANDO  o curso. Gostaria de ter maiores informações dicas sobre GP.

Os comentários estão encerrados.