Entenda as mudanças no processo de recertificação do PMI


O PMI vai mudar o processo usado para a recertificação. De novo. As mudanças entram em vigor ainda este ano então é melhor já ir se preparando e mitigar qualquer risco que possa ocorrer. Mas não tema, o Papo GP está aqui para lhe ajudar!

Triângulo de Talentos

Triângulo de Talentos

O PMI está introduzindo um novo conceito, o Triângulo de Talentos que é a interação entre Liderança, Gestão Estratégica de Negócios e Habilidades Técnicas em Gestão de Projetos. Essas características, escolhidas através de um estudo realizados com empresas de várias áreas, passam a ter um impacto significativo na forma como os certificados passam a adquirir e reportar PDUs.

O grupo Educação (Categorias A, B e C), passam a ter um limite mínimo de 35 PDUs por ciclo (mas ao que parece, A e B vão continuar sem limite máximo) para as certificações com ciclos de 60 PDUs. A maior mudança aqui é o limite mínimo de 8 PDUs para cada componente do Triângulo de Talentos. Na prática, você vai precisar de 8 PDUs em treinamentos relativos à Liderança, 8 para Gestão Estratégica e mais 8 em áreas de gestão de projeto (os 11 PDUs restantes, podem ser alocados da forma que você achar melhor). Para certificações com ciclos de 35 PDUs, os limites mínimos são de 4 PDUs por área e um limite global de 18 PDUs (6 de alocação livre em suas áreas de preferência).

O grupo Giving Back to the Community (Categoria D, E, F) passa a ter novos limites. Para as certificações com ciclo de 60 PDUs, o limite passa para 25 PDUs máximos. Certificações com ciclo de 20 PDUs tem seu novo limite em 12 PDUs.

Como isso altera as coisas na prática? Com a mudança nos limites, o foco passa para as categorias A e B, com 60% dos PDUs necessários para a recertificação caindo nestas categorias. Com o isso, o PMI espera dar um empurrãozinho e fazer com que seus certificados busquem se aprimorar e desenvolver novos conhecimentos. O que em si, não é novidade e se alinha com a proposta de recertificação via PDUs. Por exemplo, eu sou certificado PMP. A partir de 2017 meus PDUs devem ficar parecidos com o modelo abaixo:

Educação (min 35):

Liderança (min 8): 10 PDUs Cat B

Gestão Estratégica de Negócios (min 8): 15 PDUs Cat B

Gestão de Projetos (min 8): 10 PDUs Cat A

Estudo autodirigido (max 15): 15 PDUs Cat C

Giving Back to the Community (max 25):

Criar novo conhecimento (max 25): 0 PDUs Cat D

Trabalho Voluntário (max 25): 2 PDUs Cat E

Trabalho como profissional de GP (max 8): 8 PDUs Cat F

Atenção também para o fato de que estas mudanças entram em vigor 1º de Dezembro de 2015. Se sua certificação expira entre 1º de Dezembro de 2015 e 30 de Novembro de 2017 (olha só, é o meu caso), seus PDUs adquiridos até esta data não serão afetados pelas mudanças e podem ser utilizados normalmente para a recertificação. Desde ponto em diante porém, todos os PDUs devem estar alinhados com o novo formato – mas não com os requisitos mínimos do Triângulo de Talentos ou os novos limites das categorias. Se sua certificação expira de 1º de Dezembro de 2017 em diante, você deve atender a todos os novos requisitos e limites do novo sistema.

E você? O que acha das mudanças do PMI? Qual sua estratégia para se adaptar ao novo padrão? Conte pra gente nos comentários!

Fonte: PMI

Sobre Diego Nei

Soteropolitano de capricórnio, Bacharel em Relações Internacionais pelo Centro Universitário Jorge Amado, estou atualmente cursando um MBA em Gerenciamento de Projetos. Gosto de escrever e de tocar violão. Acho que através do Gerenciamento de Projetos temos uma oportunidade de rever como as coisas são feitas e achar uma forma de atingir objetivos. Quem sabe se tivéssemos mais gerentes de projetos em Brasília a história não fosse diferente? Sou membro do PMI desde 2008, filiado ao Capítulo Bahia. Me interesso por projetos de desenvolvimento social, Corrente Crítica e Lean Six Sigma como garantia de qualidade em processos.
Esse post foi publicado em Artigos e marcado , , , , , , , , . Guardar link permanente.

2 respostas para Entenda as mudanças no processo de recertificação do PMI

  1. Claudia disse:

    Meu cilco se encerra em Ago/17. Sendo assim eu só vou entrar nessa nova regra no próximo ciclo pós Ago/17, certo? Eu passo a ter um mínimo de 35 PDUs na categoria de Educação. Podem ser todas elas na categoria B por ex?
    Na verdade antes eu já tinha 15 PDUs para categoria F garantidos com o trabalho contínuo de GP e depois tinha que conseguir as outras 45. Agora ficou mais difíciu, pq eu só terei 8 para categoria F e terei q conseguir mais 52 para fechar as 60.
    Me corrija se eu tiver errada.

    • Sim, a lógica é forçar os PMP a fazer mais cursos e diversificar as áreas de estudo. Passar o limite de 15 para 8 vai atrapalhar um pouco, mas é só compensar com outras atividades.

      No mais, é isso mesmo! O PMI sugere já ir usando o novo sistema para se acostumar, mas só você está coberta!

Deixe um comentário